Escolhendo o tamanho do Planner

Uma conversa em grupo no último final de semana, me levou a escrever esse post. Vamos falar sobre o que a organização tem a ver com o tamanho/tipo do seu planner.

Uma dica que sempre ou a quem quer começar a se organizar, é refletir primeiramente sobre o que quer/precisa organizar. Você pode ter uma vida profissional bem movimenta, ou ser, como eu, envolta em atividades bem rotineiras, que não requerem (tantos) projetos. Sua vida doméstica, por outro lado, pode ser bem mais movimentada que a profissional, principalmente se envolver filhos, pais com uma certa idade, ou ser você for responsável por toda a organização da casa (tanto em relação às tarefas domésticas, como ao funcionamento do lar como um todo (orçamento, pequenas reformas, consertos, manutenção...).

Então! A quantidade de coisas que você precisa organizar/gerenciar, vai se juntar à sua personalidade na escolha do tamanho de seu planner. Vamos falar separadamente:

Com relação à quantidade de coisas para gerenciar: se você não tem muitas coisas para gerenciar, ou não quer gerenciar tudo aquilo que você poderia, e ainda por cima escreve pouco, um planner A5 pode ser muito grande para você, principalmente se for um argolado.

Talvez um TN seja melhor, visto que você poderá levar apenas um caderninho por vez.  Mesmo assim, dependendo do tamanho de sua bolsa, ele não pode caber em qualquer uma. O resultado disso, é que você pode acabar deixando de lado, com aquela sensação de que perdeu dinheiro.

Você pode optar por um personal ou tamanho A6 (em um TN ou tipo caderneta), ou um Pocket. Nesse caso, usar um pocket, envolve não só a quantidade de informação que você precisa registrar, como também o tamanho de sua letra, sua disponibilidade em diminuí-la (se for o caso), e o fato de gostar ou não de escrever em folha pequena.

Falando de minha experiência: Em relação à trabalho, tenho pouca coisa para planejar. No máximo, um registro do feito no dia e de alguma ocorrência que venha a influir na produtividade (falta de energia, de sistema). Uso um caderno capa dura, que organizei como Bullet Journal. Fica lá no trabalho mesmo.

Eu sou a responsável por gerenciar todo o lar (benção e maldição ao mesmo tempo kkkkkkk). Antes de conhecer o mundo dos planners, eu já era usuária do Fly Lady, então já tinha o hábito de registrar a vida doméstica (checklists, manutenções, futuras trocas, coisas para não repetir na próxima festa....).  No momento, faço uso de um TN tamanho regular (descobri que o A5 era demasiado grande para mim), tenho os cadernos de “casa”, “finanças”, “calendário” e o para uso mensal – cardápio, missões da fly lady, trackers. Esse fica em casa, mas por ser mais compacto que um A5, pode eventualmente sair de casa.  (Essa parte deve migrar futuramente para o personal compact que encomendei, pois é a parte do TN que preciso eventualemente usar fora de casa).

Para o planejamento pessoal, uso a pocket, que é suficiente para mim no dia a dia. Nelas abas de “mensal” (a que consulto quando vou marcar um compromisso), “semanal (hoje em dia uso mais para fazer um resumo da semana, e decorar, claro), “diárias” (onde coloco tudo que preciso fazer no dia – TUDO – desde o que preciso fazer na rua, como a roupa que deixei de molho e tenho que terminar de lavar. Se não anotar, esqueço mesmo), “compras”, “notas”, “família” (acompanhamento médico, do ciclo menstrual, diário da enxaqueca...); e “telefones/números úteis” (Alguém já tentou marcar consulta pelo telefone, em que o número do prontuário estava no telefone? Eu me enrolo toda).

Tudo isso que falei, foi para dizer: Pense realmente em suas necessidades “organizacionais”, antes de sair comprando. Vale a pena testar todos os tamanhos? Vale! Mas talvez um bolso ande meio apertado, e você pode querer uma escolha um pouco mais certeira.
Também é para dizer: Não se adaptou? Por que não desapega? Às vezes dá pena e a pessoa que comprar pode não dá o devido valor. Mas, vale a pena guardar por guardar? Lembrem-se que não conseguimos organizar tralha.

Reflita, e você pode encontrar, mais rapidamente, um caminho para sua organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário