Control Journal


O Control Journal é um termo utilizado pela Fly Lady para o diário de controle da casa. Nele você insere suas rotinas, listas de limpeza, compras e checklists, telefones úteis, dados médicos… Tudo o que é importante registrar e controlar da vida doméstica e familiar.

Ele não é construído do dia pra noite, pois nossa vida está sempre mudando, e o control journal vai mudando com sua família.

Antes de conhecer o mundo dos planners, eu mantinha meu control journal no computador. Na pasta, tinha arquivos das listas de limpeza detalhadas, checklists de manutenção da casa, e dados meu e do meu esposo. Depois que minha filha nasceu, novas seções foram adicionadas, principalmente referentes à informações médicas.

Quando conheci os planners, comecei aos poucos, passar as informações para o papel. Ainda mantenho as pastas no computador, mas apenas como backup.

Não há uma fórmula para se fazer o Control Journal. Você é que vai descobrir o que funciona para sua família. Vou trazer aqui apenas a configuração do meu, e talvez ele sirva de inspiração para você:

Eu uso um fichário A5 da Kalunga. Como a furação é diferente dos A5 padrão de planner, nunca me animei a mudar. Mas você pode usar qualquer planner A5, ou dependendo da quantidade de assuntos que quer gerenciar, fazer até num personal.

No momento tenho essas abas:
- Calendário - Com as visões mensais e compromissos recorrentes
- Casa - Rotinas diárias, listas de limpeza detalhada, wishlist da casa, checklists de viagens, feriados, festas. Lista de compras, e de ingredientes mais utilizados.
- Informações médicas - Resumo das consultas, acompanhamento de medicações, pontos para próximas consultas, telefones e endereços dos médicos, dias que atendem etc…
- Carro - Resumos das revisões, checklists (troca de oléo, Pneu, etc)
- Logins e lembretes de senha (sou paranoica,  não escrevo as senhas completas hahaha)
- Projetos - Se você não os tiver em outro lugar
- Financeiro - Resumo mensal ou planejamento de compras e gastos sazonais
- Notas

Deixo meu Fichário em casa. Se estou na rua, anoto no inbox e passo pra ele quando chegou em casa, ou na próxima revisão semanal.

Pra mim, o Control Journal é importante, não só como forma de controle, mas também como forma de registro. Você pode acrescentar coisas pessoais nele, principalmente do dia a dia em família. No final do ano, caso precise, você pode retirar as páginas e agrupá-las para arquivar.

Para quem já faz algo do tipo, seria muito bom compartilharmos as ideias, pois podemos aprender mais, ao mesmo tempo que podemos inspirar aquelas que ainda não possuem.

Vou deixar dois links para vocês: Um é aqui do blog, onde apresento meu CJ. Outro é do blog da Fly Lady, explicando o que é e como montar um CJ.

http://casinhadetaipa.blogspot.com.br/…/planner-da-casa-meu…

http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/…/control-journal.ht…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário