GTD
Hoje vamos falar um pouco sobre o GTD e como ele vai te ajudar na sua organização pessoal e profissional
O GTD, sigla para o termo Getting Things Done (em português A Arte de
Fazer Acontecer), é um método de produtividade pessoal idealizado por
David Allen. O livro base do método é “A arte de fazer acontecer”. O
Objetivo do método é que você possa conseguir aumentar seu foco nas
tarefas, a partir do momento em que você tira do pensamento as
preocupações relativas às tarefas futuras. Isso vale não só para as
tarefas de trabalho, mas pode (e deve) ser utilizado para outras áreas
da sua vida.
Uma ideia que David nos apresenta é que devemos ter a
“mente clara como água”. Isto é, você deve ter consciência de que todas
as suas tarefas, ideias, preocupações e reflexões, estão em um lugar
seguro, onde não serão esquecidos. A partir de então, você terá a mente
livre para se dedicar às tarefas e projetos, como também não precisar
fazer nada, já que você saberá o que não está fazendo.
Para isso
ele propõe cinco passos para começar a colocar em ordem sua vida (os
termos em parênteses se referem aos termos da Edição antiga):
- Capturar (Coleta)
- Esclarecer (Processamento)
- Organizar (Organização)
- Refletir (Execução)
- Engajar (Revisão)
- Esclarecer (Processamento)
- Organizar (Organização)
- Refletir (Execução)
- Engajar (Revisão)
Vamos ver o método com mais detalhes ao longo das próximas semanas. Hoje vamos começar com o 1º passo: Capturar
Capturar: é a fase inicial do método. O objetivo aqui é capturar tudo o
que chegar até você: e-mails, papéis, correspondências, pendências,
ideias (inclusive aquelas que surgem quando você está no banho), To Do,
itens a comprar, desejos, sonhos, etc. Pegue um caderninho bonito, ou
aquele bloco que você até hoje não teve coragem de usar, e vá anotando
tudo o que vem à sua mente. Uma caixa de entrada, que pode até ser feita
com papelão e forrada com contact, ou adquirida, que possa servir de
caixa de entrada física para papéis soltos. No caso do caderno, o ideal é
que seja um caderno/caderneta de fácil manuseio, pois você precisará
levá-lo com você sempre. São outras ferramentas de captura, aplicativos
de notas, e-mails, mensagens de texto...
As ferramentas de
capturas devem está sempre a mão (ao menos uma delas), para o sucesso da
implantação do método. Hoje eu não me vejo sem minhas caixas de
entrada. Se eu não anotar eu esqueço mesmo!
Hoje em dia eu tenho
mais de um ponto de captura, pois nem sempre dá para abrir a bolsa e
pegar o caderninho. No momento estou usando:
• Aba de Notas da pocket
• Caderninho A.Craft
• Aplicativo de Notas no celular
• Capturas de tela (Você vê algo importante na net e não tem como anotar o site ou Instagram, tire foto da tela e veja depois)
• Bloco de notas da cozinha
• Caderninho A.Craft
• Aplicativo de Notas no celular
• Capturas de tela (Você vê algo importante na net e não tem como anotar o site ou Instagram, tire foto da tela e veja depois)
• Bloco de notas da cozinha
No livro, o David recomenda uma primeira grande captura para quem vai
começar o método. Ele também tem uma lista de “gatilhos” para lhe ajudar
no processo. Como eu li o livro quando já fazia uso do método, ainda
não parei para realizá-la (o David recomenda de algumas horas ou dias
para terminá-la). Se você estiver com tempo (de férias por exemplo),
pare um dia ou uma tarde para colocar no papel tudo o que passa em sua
mente. Sem pressa e sem pressão.
Semana que vem veremos a etapa
seguinte. Por hora, escolham um caderninho e vão anotando tudo que vier
a sua mente. No próximo post veremos o que fazer com isso.
Comentários
Postar um comentário
Podem entrar! A casa é humilde mas feita com muito amor!