Gerenciando seu tempo


Revendo a série The Tudors, vi em um dos últimos episódios, quando Henrique VIII conversa com o amigo Charles Brandon – ambos já velhos - sobre as coisas que eles perderam ao longo da vida. Em um dado momento, Henrique diz que virtude e honra são coisas que um homem pode recuperar, mas tempo é algo irrecuperável.

E assim são os tempos de hoje, onde cada vez mais precisamos de tempo: para trabalhar, para estudar, para dormir, comer, cuidar dos que estão sob nossa responsabilidade, e principalmente cuidar de nós mesmos.

Por isso é importante gerenciar bem nosso tempo, seja na vida profissional, seja na vida pessoal. Gerenciar para que tenhamos condições de dar conta do nosso trabalho, da nossa casa, da nossa família, e de nós mesmos.

O sistema Fly Lady nos ajuda a cuidar da casa dia a dis, sem precisar tirar um dia inteiro que deveria ser de descanso/com a família para faxina. Mesmo que você não gaste o dia inteiro, quando terminar a faxina vai está tão cansada, que vai ter pique apenas para dormir, ou ficar jogada no sofá.

Já oo GTD, nos possibilita organizar nossas ações, de modo que tenhamos conhecimento do que precisamos fazer, em que ordem precisamos fazer, nos levando a realmente concluir nossos objetivos, e não definimos uma ação , e descobrirmos depois que não temos o material ou as condições necessárias para a conclusão. No nível mais avançado, o GTD nos ajuda a focarmos apenas nos objetivos que tenham a ver com nossos princípios e com a visão de futuro que queremos ter.

Ultimamente tenho passado menos tempo na internet (um grande “ladrão” de tempo nos dias de hoje), focando nos cuidados com a casa, na atenção à família, e no cuidado comigo mesma – desenvolvendo outros hobbys, voltando a ler e assistir mais filmes/séries. Estou conseguindo criar hábitos que não dei a devida atenção. O resultado disso, é que hoje eu diminuí drasticamente a quantidade de vezes que almoço fora , estou mantendo uma rotina regular de estudo (pouco tempo, mas é o que temos pra hoje), e me dando ao luxo de às vezes não fazer nada, pois sei que está tudo sobre controle.

Bom, o texto é apenas o relato de minha experiência. Para quem quiser saber mais sobre os métodos citados, basta dar uma olhada nos posts mais antigos do blog. Fiquem à vontade pra perguntar!

Até mais!

Comentários

  1. Parabéns Elaine pelos comentários. Realmente a internet é um grande ladrão de tempo. Costumo dizer que somos "abduzidos" por ela se não tivermos um grande controle emocional e não realizarmos bem nossa definição de prioridades. Conheço pessoas que passam horas navegando em busca do nada e deixando as principais tarefas do dia a dia de lado.

    https://loja.sscarioca.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Obrigada! Desculpe a demora em responder, mas nem sempre o blogger me avisa dos comentários. Desde o post até hoje, já melhorei em muito a perda de tempo com internet. E nesse ano de 2018, pretendo direcionar o tempo antes gasto no Facebook com estudos.
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Postar um comentário

Podem entrar! A casa é humilde mas feita com muito amor!

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário