Organização básica do Planner
Sempre vejo as pessoas que
estão iniciando no mundo dos planners, comprando seu primeiro planner, e
quando este chega, não sabem o que fazer. Resolvi trazer para vocês,
não só a resposta que coloco nos post, mas desenvolver um pouco mais meu
pensamento a esse respeito.
Considero como pontos básicos na
organização diária o registro dos compromissos, sejam os agendados, seja
aqueles previstos; as tarefas, sejam as do dia a dia, sejam as que você
vai precisar fazer uma hora ou outra; as listas de compra, não apenas
do supermercado, mas de outros estabelecimentos : shopping, farmácia, );
e as notas em geral.
Compromissos: Eu considero como
compromisso, todos aqueles eventos que já possuem um dia e/ou horário
para acontecerem, bem como aqueles previstos em um determinado período
de tempo no futuro. No primeiro caso, são exemplos: consulta médica,
casamentos, reuniões, festas, etc. Para os previstos, podemos
exemplificar com pagamentos em data futura (isolados ou recorrentes),
prazos para entrega de trabalhos (você pode agendar para, 15 dias antes,
você saber que precisa concluir), consultas sazonais (check up e
dentistas), entre outros.
Tarefas: Estas podem ser anotadas tanto
no dia em questão, como em uma página separada. Vai do que funciona
melhor pra você. As tarefas que não tem dia pra acontecer, podem ficar
numa página separada, pois são tarefas que você vai fazer à medida que
aparece tempo ou dinheiro. Importante é criar o habito de sempre dá uma
olhada na sua lista de tarefas sem data, seja no início do dia , seja
no final, pois você pode resolver concluí-las naquele ou no dia seguinte
se for oportuno. Você também pode separá-las por contexto: rua,
computador, telefone... Eu por exemplo, aproveitei que iria passar um
bom tempo na sala de espera do médio no dia seguinte, me organizei para
refazer minhas listas de limpeza detalhada, que já estava protelando a
um tempão: resultado, mais uma tarefa concluída!
Listas de
compras: Mais chato do que chegar no supermercado ou na farmácia e
esquecer do que foi comprar, é lembrar que faltou algo no caminho de
volta. Eu particularmente separo minha lista por contexto, levando elas
na pocket. Tenho listas para Supermercado, Farmácia, Centro da cidade,
Shopping, Comércio local (meu bairro é meio centro, mas não é o da
capital), Lojas de produtos de casa/construção. No dia a dia, anoto os
itens na seção de notas, e depois vou passando para as listas, ou então
anoto nas próprias listas. Se você não usa pockets, pode anotar no seu
planner de bolsa, ou então numa caderneta para levar sempre na bolsa.
Notas em geral: Nessa seção anoto tudo que me vem a mente, seja para
tarefas, compras, pensamentos, ideias. Funciona como minha caixa de
entrada (conceito do GTD, veremos melhor depois). Separo algumas páginas
para deixar notas importantes para ter sempre comigo. As demais, podem
ser descartadas depois que eu as distribuir para as outras listas.
Espero que tenha ajudado. Lembrando que você não precisa de um planner específico para começar. Um cadeno e uma caneta já ajudam. Vocês já ouviram falar em Bullet Jounal? Tem muitos textos em português. Mais à frente, falarei sobre como estou usando o sistema.
Até mais!
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