Vamos festejar São João...

Olá a todas

Pra quem é do Nordeste ou já esteve por aqui durante os festejos juninos saberá muito bem do que estou falando. A noite de 23 de junho é especial para todos nós (embora o dia de São João seja hoje). Há aqueles que preferem passar a noite na rua, seja acompanhando as apresentações das quadrilhas (que já foram mais tradicionais e divertidas), seja ralando o "buxo" no forró pé-de-serra. Para mim basta apenas uma fogueira na calçada, algumas espigas de milho pra assar e comida de milho na mesa (bolo, tapioca, pamonha, canjica etc.).

E não me venham dizer que fogueira junina é crime ambiental. A responsabilidade do desmatamento não é as fogueiras juninas, nem dos fogões a lenha, mas sim o desmatamento para a construção de estradas, grandes empreendimentos imobiliários e venda ilegal de madeira.

Polêmicas a parte, trouxe algumas fotos de minha "noite" de São João:


A minha mesa com o centro de mesa que fiz especialmente para a data (eu fiz apenas tapioca e bolo. A canjica e as pamonhas estavam na casa de minha mãe e minha avó)


Nós reunidas em torno da fogueira (que já estava em brasas. Reparem na sacola de milho ali no chão)


O encontro de gerações (e meu irmão de penetra ali atrás).


Pra terminar o vídeo de uma música junina que além de um arrasta pé arretado, fala de amor. Do grande Luiz Gonzaga.




Beijos com gostinho de milho verde.


Comentários

  1. São João é São João!!!! Não tem geito e ontem foi dia aqui em casa também, fizemos o tradicional calderão de cangica... Vixe, que trabalhera!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal amiga...essas comidas são uma perdição...adoro!

    Beijin!

    ResponderExcluir
  3. Elaine,

    Que legal manter a tradição. Para mim as festas juninas não representam muito, pois não fui criada em um ambiente onde isso era usual, mas já a semana da Revolução Farroupilha é um acontecimento todo o ano, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou em duvida se gostei mais do centro de mesa ou do bolo,da familia reunida em torno da fogueira ou de poder ver gente sentada na porta com o portão aberto a noite...rsrsrsrs,que vida mais tranquila,feliz e cheia de amor....esse são os melhores momentos que podemos passar.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  5. Que legal Elaine! Cheguei bem no momento de festa! Hehehehehe. Está tudo delicioso, adorei conhecer sua família também, rsrsrsrsrsrs.
    Venha conhecer meu bloguito, fofa!
    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  6. Ummmm!!!!Que delicia!!!!!!!Que vida Tranquila!!!Amiga Adorei seu blog...Já estou te seguindo, pois quero voltar sempre. venha conhecer o meu cantinho.Vou adorar a sua visita.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  7. OI Elaine,passo sempre por aqui mas nunca postei...só q hoje num dava pra passar batido...me senti homenageada,bolo,milho assado,tapioca..huuuum,e claro nosso querido Luiz gonzaga(seu luiz como a gente fala aqui em Exu).bjus,seu blog é uma gracinha rsrsrs
    Cymara lima de exu!!!

    ResponderExcluir
  8. Elaine, eu também fiz õ São joão qui em casa, moro em Barreiras - BA, e é tão bom né. Reunimos alguns amigos, família e festejamos com fogueira, vinhos, pé-de-moleque, pipoca, caldos... bom demais. AAA e com relação à fogueira, nós também fizemos, saímos aos arredores da nossa casa recolhendo as madeiras de restos de construção, galhos de árvore secos... justamente pra fazer uma fogueira ecologicamente correta, rssss. Mas foi muuuuito legal.

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Podem entrar! A casa é humilde mas feita com muito amor!

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário