Refletindo...

“Na dor psíquica, é impossível tanto odiar quanto amar, é impossível gozar de forma masoquista, é impossível pensar. Existe apenas a sensação de que algo esvaziou o eu dele mesmo e o deixa alienado, transformado numa figura que não pode ser representada” (André Green)

Olá a todas

Procurando artigos sobre o filme Drácula de Bram Stoker (falo nele no post abaixo) me deparei com essa citação. Encontrei a definição perfeita para o sentimento da depressão, ao menos do meu ponto de vista. A pessoa se sente vazia de sentido e de vida, perguntando-se o que é que ela está fazendo ali! Que sentido tem viver! 

Não sei se as outras pessoas que também passaram ou passam pela depressão (muitas delas estão por aqui na blogosfera) concordam comigo. Mas começa-se a pensar que se está flutuando no mundo, vendo a vida de fora do corpo (é isso mesmo gente, por mais louco que possa parecer)

Alguns podem achar que a frase acima é muito forte, mas a considero bem encaixada nessa situação.

O que vocês acham?

Beijos

PS. Perdoem o assunto pesado, mas realmente essa frase me marcou. Depois volto com novidades.

Comentários

  1. Olá Elaine, não é pesada não é a realidade!!!
    As vezes muitos não conseguem é admitir que já pensou assim justamente por achar muito forte, mas é a mais verdadeira explicação!!!!
    E realmente muitos já passaram ou passam por isso sim, é nossa dura realidade!!!
    (Mas na blogosfera você se sente tão querida e encontra tanta gente com muito em comum que isso se torna muito raro.... Na blogosfera, pena que temos que viver no mundo real rsrsrsrsr.)
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Elaine,

    Já tive depressão mas não conseguiria definir o meu estado na época. Hoje vejo como se tivesse sido um sonho, uma coisa nebulosa, sem consciência. Pode ser esse vazio que você mencionou.
    Há dois anos atrás, tive uma grande perda na minha vida e percebi que se não tomasse uma providência voltaria ao estado depressivo. Me afundei no trabalho durante meses, até que fiquei doente e descobri que estava diabética. O médico disse que provavelmente o que acelerou a manifestação da doença foi meu estado emocional, estresse emocional. Desde então, tenho uma vida mais regrada, converso mais e manifesto melhor meus sentimentos. Não me apego a coisas pequenas, embora elas ainda me machuquem bastante, mas tento encontrar outras formas de encarar. Sei que o blog é uma grande evolução e por ele e pelas postagens consigo saber como estou e investigar a montanha russa das emoções. Está sendo válido.
    Beijos
    Viu, abriu o tópico, agora aguenta o desabafo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine!

    AMEI essa definição, pq é exatamente assim que me sinto nas crises: oca!

    Uma das melhores definições que já li a respeito.

    Obrigada.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Acho que mesmo quem não tenha depressão, mas passa por um período de crise pessoal tem esse pensamento. A vida as vezes nos prega peças. E acho que refletir sobre o nosso lugar no mundo e ter desânimo é normal nesses momentos. Por isso temos que buscar uma força interior e o amparo de pessoas queridas para passar por esses momentos.Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
  5. Nesses momentos eu sempre penso que é preciso ter coragem, lembrar de Deus e não desistir, mas quem sente essa dor psíquica sabe o quanto é difícil e o quão grande é a vontade de mandar tudo parao Inferno!!!

    ResponderExcluir
  6. Elaine, nunca tive depressão, mas sempre acho que estou a um pézinho de lá. Não sou uma pessoa totalmente extrovertida e qdo algo negativo me acontece por mais que eu queira manter o alto astral, eu fico mto triste e introspectiva. O blog tem me ajudado mto a me distrair, a compania de vcs é mto importante prá mim e tem afastado de vez a solidão que as vezes insiste em me acompanhar.

    Sobre suas aventuras pela costura, tô gostando de ver os resultados, tá ótimo, continue assim. Pelo que tenho visto de blogueira-costureira falar é que poucas dominam messssmo a arte então siga firme, vc está no caminho certo!

    Bjs♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Podem entrar! A casa é humilde mas feita com muito amor!

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário