terça-feira, 24 de maio de 2016

O que é Planner?

No sentido literal, Planner é um substantivo da língua inglesa, que podemos traduzir por Planejador. Não poderia ser comparado com o que conhecemos por agenda, pelo menos não no sentido comercial.

Em nossas agendas, nem sempre anotamos só compromissos de hora marcada. Podemos também anotar tarefas, itens para comprar, gastos do dia a  dia, contas do mês, e muitas outras informações . Nas agendas comerciais, usamos uma ou duas páginas diárias , ou , se temos muito compromissos durante o dia, usamos um caderninho a parte.

O planner seria a junção entre a agenda e esse caderninho. É uma forma de colocar todas essas informações organizadas em um só lugar, estando sempre a mão quando precisássemos.   Ao procurar um planner, vc precisa pensar em suas necessidades: Se ele deve está sempre com você, ou se vai ficar em casa/trabalho?  Se vai colocar todas as informações em um só, ou usar mais de um (se você vai levar ele para todo lugar, não é bom deixar informações confidenciais nele). Eu, por exemplo, tenho um para a rua, e outro para casa.

No mercado Brasileiro, temos uma boa variedade de planners, dos tipos mais comuns. Vou aproveitar para falar um pouco sobre cada tipo.

Encadernados: Como o nome diz, são encadernados (ou costurados). |Podem ser do tamanho A4 ou A5 ( mais ou menos meia folha do A4). Em geral duram um ano/12 meses. As pessoas que possuem, relatam que é um bom planner, mas fica dfícil carregar, pois são maiores e pesados.  Algumas empresas personalizam a capa.
Principais: Evertop, La Pomme, Paperview, Dona Dolce.

Argolados:  Vão desde o A5 até o tamanho de bolso.  Funcionam com o mecanismo de argolas (fichário). Em geral, vêm com refil padrão, mas são altamente personalizáveis. Você pode adicionar e retirar páginas a vontade (O meu é desses e adoro).Tem algumas artesãs que fazem refil para esses planners.
Principais: Tilifax, Redfax, Evertop, Maiofax

Seguem umas fotos da minha Redfax


 


No mercado internacional , a variedade é maior, mas importar o torna caro. As principais marcas são: Filofax, Kikki-k, Color Crush e Carpe Diem.  Vocês podem googlar para conhecer melhor.

Aqui umas fotos da minha Filofax





Sistema Arc: São planners que utilizam sistema de discos Arc. Estão no meio termo entre os encadernados e os argolados.  Parecem encadernados, mas possibilitam a troca do refil. É necessário ter um furador para o sistema, ou fazer os furos um a um.  Não há variedade de nacionais desse tipo. O mais conhecido é o Happy Planner.
 
Há também os planners no estilo Fauxdori ou Travel Notebooks,  que consiste no sistema de capa com elásticos, onde você vai adicionando os caderninhos. De empresa nacional, tem a A. Craft, mas eles não trabalham com o sistema padrão. Os fauxdoris podem ser encontrados com artesãs.

Você pode continuar se organizando com o caderninho de sempre? Pode, se vem funcionando bem,. Mas se eu  fosse você, daria uma olhada nesses planners, pois além deles poderem melhorar sua organização, também podem dar um ânimo a mais, pois você pode deixar do seu jeito, decorar, e mudar as páginas a vontade (argolados e Arc).  Há muitos posts e vídeos por aí para você conhecer melhor.

Próximo post, trago um pouco mais dos meus planners para vocês conhecerem.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Voltando e planejando

Olá pessoas!

Quase um ano que não apareço. Espero que dessa vez o hiato seja menor.

Continuo sem fazer muitas artes. A vida anda menos corrida, mas a energia anda um pouco fraca. Na verdade, entrei numa onda de destralhe constante em minha casa, razão pela qual tenho feito poucos artesanatos, poucas compras, etc.

O que move minha vida no momento são Planners (agendas ou planejadores). Comecei a me embrenhar por esse assunto em setembro do ano passado. Agora me animei a voltar aqui e falar sobre essa paixão.

Nesses quase quatro anos de vida materna, busquei me organizar de muitas formas, sempre procurando conciliar minhas múltiplas funções: profissional, dona de casa, mãe, esposa, e ser vivente.  Já era leitora assídua do Vida Organizada, e já conhecia o Fly Lady.  A princípio tentei me organizar através de aplicativos de celular e no computador, mas sempre achava difícil atualizar com a mesma velocidade que atualizaria através da escrita (leia-se sou lenta em digitar). Então voltei a usar agendas depois de muito tempo.

Resolvi então fazer uma busca no Facebook sobre o assunto, e achei os grupos Agendas e Papelaria, e o Viciados em Planner. Comecei a fazer parte de ambos, e muita coisa mudou desde então.

Hoje posso dizer que tenho um nível razoável de controle em minha vida/rotina. Se as coisas fogem um pouco, são mais por não ter agido/ executado, do que por falta de planejamento. 

Espero que este novo assunto tratado no blog, ajude quem precisa se organizar, ou ao menos traga alguma distração. Pra terminar por hoje, um pouquinho do meu planejador para vocês:




Próximo post, trago pra vocês um pouco da minha visão sobre o que é um Planner.

Abraços

Olha isso aqui também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...